terça-feira, 17 de março de 2015

Capa variante com coringa, na revista da Batgirl causa polemica

Essa semana foram anunciadas varias capas variantes de diferentes HQ's da DC Comics, uma delas chamou bastante atenção e causou muita polemica, talvez exagerada.

Feita pelo artista brasileiro Rafael Albuquerque a arte ia ser uma das capas alternativas para revista da Batgirl, ela também faz uma clara referencia a HQ "Piada Mortal". Pessoas ligadas a movimentos feministas reclamavam que a arte fazia apologia ao estupro e glamorizava outros tipos de violência sexual, porque mostra o coringa assustando uma antiga vitima do seu possível crime de estupro contra barbara, algo que nunca foi confirmado. 

Cameron Stewart, o escritor do titulo da Batgirl, se pronunciou no Twitter sobre o fato, dizendo que a capa não tinha sido apresentada e que ninguém da equipe tinha aprovado a arte. O artista Rafael Albuquerque também se pronunciou sobre:

"Minha capa variante da Batgirl foi criada para homenagear um quadrinho que eu admiro muito e sei que é uma das favoritas de muitos fãs. A Piada Mortal faz parte do cânone da personagem e, artisticamente, não pude evitar retratar a traumática relação entre Bárbara Gordon e o Coringa.

Para mim, era uma capa assustadora que trazia algo do passado da personagem. Mas, como ficou claro para outros, toquei em um ponto fraco. Eu respeito essas opiniões e, apesar de poder-se discutir se elas são certas ou erradas, nenhuma deve ser descreditada.

Minha intenção nunca foi machucar ninguém com minha arte. Por esta razão, recomendei à DC que a capa fosse cancelada. Estou muito feliz porque eles escutaram as minhas preocupações e não a publicarão em junho, como anunciado anteriormente."

Acredito que não seja só uma opinião minha, mas as reclamações podem ter sido sim exageradas, a arte que Rafael criou é incrível e não faz apologia a nenhum tipo de crime, só faz referencia a uma HQ clássica e bastante audaciosa em mostrar a que ponto chega a insanidade do vilão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook