No último domingo (19), One Piece completou 18 anos, e segundo o editor Taku Sugita, o mangá de Eiichiro Oda ainda está longe de terminar.
Em entrevista ao programa de rádio Gold Rush, Sugita, que tem 26 anos e já é o oitavo editor da Shueisha a trabalhar na HQ, diz que One Piece está entre 70% e 80% completo. Ele diz que Oda já tem planos para o final da história, mas por enquanto não dá uma previsão para a conclusão.
Segundo essa estimativa, One Piece deve ter por volta de 120 volumes. "Quando chegamos no volume 60, Oda disse que a história estava na metade", conta Sugita. O mangá começa a ser publicada em 19 de julho de 1997 na revista semanal Shonen Jump e seus volumes encadernados (os chamados tankobon) saem, em média, a cada trimestre. O mais recente, o volume 78, saiu no Japão neste mês.
Não é raro que alguns mangás ultrapassem a marca de 100 volumes. Kochikame, de Osamu Akimoto por exemplo esta no volume 195 e é publicado na Shonen Jump desde 1976. Sucessos como Naruto (72 volumes), Inuyasha (56) Initial D (48) e Dragon Ball (42) porém, chegaram ao fim bem antes de completar a "maioriadde".
No Brasil, a série foi relançada recentemente pela Panini Comics em duas versões - desde a primeira edição e a partir do número 36, do ponto onde a editora Conrad deixou o mangá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário