Na edição 44 de Batman, publicada essa semana nos EUA, está gerando uma grande polemica. A HQ usa acontecimentos recentes dos EUA para criticar a violência policial.
Na edição, especialmente desenhada por Jock, (e não por Greg Capullo, o artista fixo da série), faz um flashback para narrar um episódio acontecido no início de carreira de Batman: a investigação da morte de um menino negro de 15 anos, por um policial branco. Na cena, o garoto sai do armazém do seu pai em Gotham, onde brigou com uma gangue local, e quando recebe voz de prisão do policial no lado de fora o garoto, que não está armado, leva um tiro na barriga. Veja a imagem do garoto baleado:
Imediatamente mídias como a rede NBC, o site conservador GOPUSA e outras, associaram a cena com incidentes reais como as mortes de Michael Brown em Fergusin e de Trayvon Martin na Flórida, os dois sendo casos recentes de adolescentes mortos e desarmados nos EUA.
Em entrevista ao The Guardian, o roteirista Scott Snyder diz que há meses teve a ideia de abordar violência policial e centrificação (processo em que bairros pobres são "reformados" e se tornam alvo de especulação imobiliária) no atual arco na HQ, em que o Comissário Gordon assume de Bruce Wayne o posto de Batman.
"Se nós fôssemos fazer uma edição que lidasse com problemas potentes que as pessoas enfrentam nas cidades que espelham a Gotham fictícia, então não perderíamos a oportunidade de explorar algo que está extremamente ressonante e controverso hoje em dia", justifica Snyder ao falar da edição de flashback, que segundo ele foi pensada para complementar a história de Gordon como o Morcego nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário