domingo, 18 de dezembro de 2016

Planeta Geek | O que esperar de "Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar"?


Olá, meus caros leitores! Estamos de volta para mais um Planeta Geek!

Hoje o assunto é uma das franquias de maior sucesso na história do cinema: Piratas do Caribe. Com quatro filmes lançados até o momento, e quase 4 bilhões arrecadados em bilheteria, a saga baseada em uma das atrações mais populares dos parques da Disney já conquistou muitos fãs nesses muitos anos de sucesso desde a estréia de "A Maldição do Pérola Negra".

Primeiramente é legal destacar que dou minha opinião pessoal sobre a franquia em si aqui no texto, porém, deixo esse paragrafo para falar um pouco do sentimento "geral" do público sobre os filmes, visando embasar mais ainda o argumento de que é uma das sagas de mais sucesso recente nos cinemas. Os filmes da franquia veem em uma decrescente, tanto a nível de crítica, que mesmo não sendo considerados ruins tiveram avaliações caindo de boas (em A Maldição do Pérola Negra), para regulares (em Navegando em Águas Misteriosas), assim como a avaliação do próprio público (o primeiro filme tem média 8 entre os usuários do IMDb, e ela só cai em suas sequencias, chegando a 6,7 no último, o que não é ruim, mas mesmo assim mostra um certo padrão).

Mesmo gostando do segundo e do terceiro filmes tanto quanto do primeiro (talvez até mais) é evidente que a última aventura de Jack Sparrow nos cinemas deixou a desejar em diversos aspectos. Mesmo sendo ainda um bom filme fica o sentimento de que muito potencial foi desperdiçado, o que de fato aconteceu.

(Lançado em 2011, o último filme da franquia de uma "esfriada" em possíveis planos para o futuro)

Porém, qual o real problema de "Navegando em Águas Misteriosas"? Será a falta do elenco da trilogia inicial em peso? Tirando Johnny Depp, Geoffrey Rush e mais alguns coadjuvantes. Pode até ser que sim, mas a história de Elizabeth Swann (Keira Knightley) e Will Turner (Orlando Bloom), por exemplo, parecia ter chegado mesmo a um final após o terceiro filme.

Mas vamos a pergunta que rege esse texto: O que podemos esperar de "A Vingança de Salazar"? 

O retorno de Will Turner há muito tempo já tinha sido confirmado e oficializado pela Disney, e pelo que parece o personagem terá alguma importância na história, e nos últimos dias também foi confirmado o retorno de Keira Knightley como Elizabeth Swann, o que é mais impressionante é que foi dito que a personagem apareceria em uma possível cena pós créditos, que já deixaria uma ponta para um SEXTO filme da franquia. A Disney está ou não confiante com o sucesso do filme?

(Capitão Salazar é a aposta da Disney, em busca de um vilão com presença, depois de um Barba Negra um tanto quanto fraco)

O que anima com tudo isso, mesmo você leitor podendo pensar que não significa nada, é justamente o retorno de personagens tão importantes nos primeiros filmes, a volta do foco das histórias apenas em Jack como um Pirata realmente, sendo capitão de seu barco, e não em uma ilha tendo aventuras "x" é por si só uma característica para se deixar um pouco mais esperançoso, e a introdução de mais um "pirata mal" já da indícios desse foco talvez maior em aventuras no mar (até o retorno de Orlando Bloom pode indicar isso, tendo em vista que seu personagem assumiu o posto que era de Davy Jones, e agora só pode pisar em terra uma vez a cada 10 anos).

E então, o que esperar do novo Piratas do Caribe? Sinceramente, é um dos filmes para qual estou mais ansioso neste novo ano, o potencial é gigante, se acertarem o tom e retornarem com aquela pegada dos primeiros filmes pode facilmente ser um dos melhores do ano, e o retorno dos personagens antigos já está ai para dar os indícios iniciais de que esse é realmente o objetivo!

(Na estreia do próximo filme 10 anos já vão ter se passado desde a última vez que Will e Elizabeth apareceram nos cinemas)

Vale a menção e toda a torcida aos novos nomes do elenco, que debutam na franquia, como Javier Bardem (007 - Operação Skyfall) que dá vida ao temido Capitão Salazar, Kaya Scodelario (Maze Runner) como Carina Smyth e Brenton Thwaites (Deuses do Egito) como Henry, esses dois últimos sendo as apostas da Disney visando "rejuvelhecer" o elenco.

Vale também deixar a indignação com o título nacional, fazendo o original em inglês "Dead Men Tell No Tales" (algo como "os mortos não contam histórias") virar apenas "A Vingança de Salazar", um tanto quanto simplista, que ignora toda e completamente qualquer possível paralelo intrínseco do sub-título com a história do filme.

O filme já ganhou o seu primeiro trailer recentemente, o vídeo curto não mostra muito ainda, mas já dá uma ideia do clima principal, com uma cena bem sombria, e claro, uma piadinha tipica no final!

Confira abaixo:


Agora, claro, quero saber o que vocês acham. Quais as expectativas pro filme? Acham que finalmente conseguem voltar para a qualidade dos primeiros? Ou será mais um "degrau descido" na escala de qualidade? Deixem nos comentários!

O Planeta Geek fica por aqui, voltamos no próximo domingo, um abraço e até lá!

Obs: Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar chega aos cinemas dia 13 de julho de 2017.

Post Comments

Sobre Nós

Tropa Geek

Um projeto idealizado por três amigos, que buscavam um meio de trabalhar juntos e ao mesmo tempo se divertir com isso. Somos um site sobre cultura pop, com enfase no cinema, e além das notícias diárias sobre diversos assuntos, ainda temos textos de opinião/entretenimento saindo quase que diariamente também, fora o Geekcast, nosso podcast quinzenal, onde dessecamos diversos assuntos do mundo geek e afins. Curta nossa página, siga no twitter e fiquem ligados no site para não perder nada!


Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook